AIMES-SP

Estudantes da Universidade de Taubaté (UNITAU) vinculados ao Programa institucional de bolsas de iniciação científica, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic/CNPq) 2021/2022 participam na próxima quinta-feira, dia 7 de outubro, de um processo de avaliação por uma comissão externa.

O processo de avaliação, que deve envolver cerca de 20 bolsistas, tem como objetivo validar o desempenho da Universidade junto à agência de fomento. A comissão de avaliadores externos do CNPq é formada pela Profa. Dra. Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo (USP), pela Prof. Dra. Marilia Leão Goethems (UFPel) e pela Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa (Univap). As bancas de avaliação têm início às 8h com a área de Biociências e participação da representante da UFPel. A partir das 9h acontece a avaliação da área de Humanas com a representante da Univap. A área de Exatas tem avaliações previstas às 14h com a representante da USP.

“Será tudo ao vivo, com a presença de todos os bolsistas, de todos os orientadores, integrantes das comissões de avaliação interna e externa. Eles terão 15 minutos para apresentar os dados da pesquisa e os avaliadores terão um tempo para a arguição. Serão avaliados o domínio do conteúdo, segurança do apresentador, qualidade da pesquisa e sua contribuição social”, afirma a Profa. Dra. Viviane Fushimi Velloso, uma das responsáveis pelo programa de iniciação científica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UNITAU.

Segundo a professora, os avaliadores externos devem trazer um olhar de contribuição, com observações e sugestões sobre o desenvolvimento da pesquisa. Os orientadores também podem ajudar e contribuir com observações. “Como resultado da avaliação final, o bolsista e a pesquisa podem ser indicados para disputar o Prêmio destaque na iniciação científica e tecnológica (PDICT) do CNPQ. Tivemos no ano passado três alunos que foram indicados”.

A transmissão das bancas será por meio da plataforma Teams e é aberta a quem quiser assistir, desde que o interessado disponha de um e-mail institucional da Universidade. Para a Profa. Viviane, essa é uma oportunidade para os

estudantes que buscam a iniciação científica. “As atividades dos projetos Pibic são diferenciadas. São pesquisas sistemáticas que passam por diversos protocolos de validação, com autorizações e passagens por comitês de ética, por exemplo”. A UNITAU mantém um cadastro geral, uma espécie de “Banco de Talentos” com a relação de universitários interessados em ingressar na trilha da pesquisa na vida acadêmica. A lista de interessados já conta com 95 nomes e os professores orientadores recebem regularmente atualizações para a indicação de novos bolsistas em seus projetos.