AIMES-SP

O projeto de extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU) Curso Popular Monteiro Lobato (CPML) promove, em novembro, seu segundo “intensivão” para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As atividades acontecem do dia 15 ao dia 19 de novembro e do dia 22 ao dia 26 de novembro. O intensivão é destinado a preparar alunos, preferencialmente, da rede pública.

As aulas de revisão vão abordar as áreas e perguntas que mais aparecem nas provas do Enem e servirão como uma preparação final, para que os futuros universitários se sintam mais preparados e confiantes.

As aulas foram gravadas previamente nos estúdios da TV UNITAU para garantir maior qualidade aos estudantes e serão disponibilizadas no canal do youtube. Além disso, uma equipe do CPML ficará online para tirar dúvidas dos alunos pelo chat.

A primeira semana contará com aulas de língua portuguesa, redação e ciências humanas, e a segunda semana contará com aulas de matemática e ciências da natureza. O cronograma das aulas será divulgado no perfil do instagram do cursinho e também no site.

Matteo Celano Ebram, professor voluntário do projeto, conta que a missão do projeto é oferecer educação de qualidade de forma gratuita para alunos que precisam. “O intensivão é parte de um sonho que se concretizou com a criação do Curso popular Monteiro Lobato. Acreditamos que a educação é transformadora e que é a melhor forma de transformar vidas e realidades. O intensivão é parte desse todo. É uma forma de deixar o aluno mais seguro e preparado para a prova, e assim facilitar o acesso ao ensino superior”, comenta Matteo.

Tainá Oliveira Teixeira da Silva é ex-aluna do CPML. Após realizar a prova do Enem foi aprovada em 2020 na Universidade Federal de Itajubá e hoje cursa Engenharia Mecânica Aeronáutica. A estudante relata que o cursinho foi fundamental para que ela se sentisse mais preparada para fazer a prova, sobretudo em um momento de pandemia, em que tudo mudou e ela mesma pensou em alguns momentos que o seu sonho teria de ser adiado.

“O cursinho foi fundamental para a minha organização e para eu realmente ter uma noção da quantidade de conteúdo cobrado nos vestibulares. Os professores são incríveis e me deram um grande incentivo, em um ano que tudo se transformou e por alguns instantes achei que não iria conseguir entrar numa federal”, relembra a universitária.

A aluna complementa que o projeto, além de aumentar suas chances de realizar seu sonho, promoveu uma troca de experiência com os professores do curso que estão na universidade. “Eu, com certeza, recomendaria o cursinho, principalmente para aqueles que não têm condições, assim como eu, de pagar por cursinhos preparatórios, porque no CPML você é motivado, troca experiências com professores que são alunos universitários e ainda tem grandes chances de realizar seu sonho e cursar uma boa faculdade”, finaliza.