AIMES-SP

Com o início da disciplina de Odontopediatria para os alunos do último ano de Odontologia da UNIFAE, cerca de 60 crianças estão sendo atendidas gratuitamente na Clínica Escola, localizada à avenida Durval Nicolau, no bairro Colinas da Mantiqueira. O projeto teve início no mês de fevereiro e, em breve, beneficiará outras 60 crianças.

O atendimento é feito pelos próprios estudantes, com a supervisão de professores. De acordo com a Prof.ª Dra. Cristiane Costa, a Odontopediatria é uma das especialidades mais completas da profissão. “Hoje, nós atendemos crianças de 5 a 12 anos, mas a intenção é reduzir essa faixa etária para o próximo semestre. Para os alunos é um grande aprendizado, pela oportunidade de lidar com a psicologia, o manejo e o comportamento da criança, que é diferente do adulto”, afirma.

Desde os primeiros anos do curso, a UNIFAE proporciona aos estudantes diversos projetos de extensão, como explica o coordenador, Prof. Dr. Eduardo Moffa. “Essa é uma clínica que chamamos de integrada, onde trabalhamos canais, restaurações, extrações, com a intenção de tratar e prevenir”, destaca.

A disciplina é uma das favoritas dos alunos que esperavam ansiosamente para dar início ao projeto. “É a base. A gente ensina a escovação, mostra como usar o fio dental e lá na frente eles irão colher com dentes de qualidade”, relata Iago Ansani, aluno do 9º semestre. “É uma alegria. A cada momento nós queremos fazer coisas diferentes para agradarmos as crianças”, diz Ingryd Souza, da mesma turma.

Para os pais, só elogios. “Eles (os alunos) são super atenciosos. Todos tratam muito bem, porque o problema das crianças é o medo. E essa atenção, cuidado e carinho, são imprescindíveis”, fala Isabel Mendonça, mãe de um dos pacientes mirins.

O Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, fez questão de acompanhar os primeiros atendimentos e ressalta a importância deste projeto na sociedade atual. “Este é o papel da universidade: estender sua colaboração a toda comunidade de São João da Boa Vista, com um atendimento diferenciado e equipamentos de última geração colocados à disposição da comunidade”, finaliza.