A atividade contou com o apoio da Associação Médica Brasileira e da Academia Brasileira de Neurologia
Nos dias 5 e 6 de maio, a USCS, por meio do seu curso de Medicina (campus Bela Vista/São Paulo) promoveu o I Simpósio Internacional de Distrofias Musculares. Trata-se de um evento científico que teve por objetivo debater sobre a Distrofia Muscular, com palestras e atualizações na área. As palestras ocorreram de forma on-line, abertas a toda a comunidade no dia 5 e aos médicos no dia 6, sendo gratuitas.
No 1º dia de evento, participaram da cerimônia de abertura os três Gestores do curso: Dr. Sérgio Makabe, Dr. Fernando Arruda e Dr. Marcelo Rodrigues. O Comitê Docente foi representado pela Dra. Sandra Ortiz, representando o Comitê Técnico, pelo Sr. Rondson e o Comitê Discente pelos estudantes Lucas e Aline.
Após a abertura, ocorreram as duas palestras programadas para a noite, que apresentaram uma introdução à Distrofia de Duchenne, com as profissionais Dra. Michele Becker, do HC de Porto Alegre; e Prof. Dra. Clarisse Dias, da Soperj, finalizadas com uma sessão de perguntas. O evento contou com audiência de cerca de 500 pessoas.
A atividade teve o apoio da Associação Médica Brasileira e da Academia Brasileira de Neurologia.
Já no dia 6, ocorreram as palestras “Manejo de pacientes com DMD e novas abordagens terapêuticas”, com a Dra. Alexandra Pruffer; e “Dados de vida real de pacientes com DMD em uso de terapia genética” , com o Dr. Mar Tulinius, da Suécia, que apresentou aos médicos, de forma inédita, resultados sobre um novo tratamento para a doença. No dia, também houve sessão de perguntas com a participação de cerca de 450 pessoas.
Fazem parte do Comitê Organizador os profissionais: Prof. Dr. Arnaldo Godoy (Coordenador), Dra. Adélia Marçal dos Santos, Dra. Luciana Satiko Sawamura, Dr. Maki Hirose; Dra. Sandra Ortiz e Dra. Thaís R. Jarrouge Bouças.
A gestão do curso de Medicina (campus Bela Vista/SP) é formada pelos docentes: Prof. Dr. Sérgio Makabe, Prof. Dr. Fernando Arruda e Prof. Dr. Marcelo A. V. Miranda Rodrigues.
Medicina SP sedia evento médico mundial
Também nos dias 5 e 6 de maio de 2021, a USCS, por meio do seu curso de Medicina (campus Bela Vista/São Paulo), sediou um evento mundial na área médica, o TREAT-NMD Duchenne Expert Masterclass.
Para participação no evento, cerca de 100 pesquisadores, de todo o mundo, foram selecionados, além da palavra de pais de pacientes e também de pacientes da doença. A atividade contou com a presença do Gerente Geral de Medicamentos da ANVISA, Sr. Gustavo Mendes, todos a convite do Prof. Dr. Arnaldo Godoy, docente da USCS e Vice-Presidente do evento. O encerramento foi conduzido pelos Gestores do curso de Medicina (Bela Vista/SP) da USCS, Dr. Fernando e Dr. Marcelo, que aproveitaram a oportunidade para fazer o convite para a realização do evento anual presencialmente na USCS em 2022, o que foi aceito pelos organizadores.
Sobre o evento
O evento ocorre anualmente, em diferentes países e com profissionais de vários países, e é organizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de New Castle, Inglaterra (braço em Saúde na Comunidade Europeia).
A atividade estava prevista para ocorrer, ainda este ano, de forma presencial no campus do curso de Medicina (Bela Vista/SP) da USCS, porém, em virtude da pandemia, o formato teve de ser alterado, como explica um dos coordenadores do evento, o docente da USCS, Prof. Dr. Arnaldo Godoy: “Fui para a Holanda em 2019, para participar do mesmo evento daquele ano. Na oportunidade, sugeri que a próxima edição fosse no Brasil, tendo o campus de Medicina da USCS – SP como sede das atividades. Porém, em vista da pandemia, o evento de 2020 foi transferido para 2021. Visto que a pandemia continua, em vez de suspendermos novamente, foi decidido que ele ocorresse de forma virtual”. A atividade é fechada a pesquisadores convidados pelo grupo da Universidade de New Castle. Cerca de 100 participantes de países de diferentes continentes foram selecionados. Nesta edição, a USCS foi representada no evento com a participação de seus docentes: Prof. Dr. Sérgio Makabe (Gestor Geral de Medicina da Universidade), Prof. Dr. Fernando Arruda (Gestor do curso de Medicina do campus Bela Vista/São Paulo) e Prof. Dr. Marcelo Rodrigues (Gestor adjunto do curso de Medicina Campus São Paulo-Bela Vista).