Quando implantado, o sistema de auditoria remota será também praticado nas demais instituições associadas
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) lançou um projeto-piloto de fiscalização eletrônica cujo objetivo é o de facilitar o processo de envio de dados e informações relativas aos ajustes firmados com as entidades do Terceiro Setor. A UNIFAE (Centro Universitário das Faculdades Associadas), de São João da Boa Vista, foi a primeira instituição integrante da AIMES a participar do projeto.
A iniciativa além de garantir uma ferramenta tecnológica segura e a agilidade do processo de fiscalização obrigatória do TCE, também permite que o trabalho seja feito de forma remota, contribuindo com o distanciamento social necessário agora em tempos de pandemia.
Na prática, são formadas equipes técnicas que atuarão online, por meio de aplicativo específico, na verificação do cumprimento das metas contábeis, financeiras, orçamentárias e operacionais das instituições passíveis de fiscalização pela corte de Contas. A primeira reunião virtual para ajustes de procedimentos ocorreu na manhã da sexta-feira, 16, entre o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, o diretor da Unidade Regional do TCE em Mogi-Guaçu, Vanderlei Marçola, e William dos Santos Guilherme, agente da Fiscalização (TCE).
“É uma medida embrionária que o TCE ainda não disciplinou, mas que poderá ser efetivada futuramente, após a definição da metodologia e aplicada institucionalmente. Pela sua dimensão administrativa, a UNIFAE está nos ajudando a verificar se o processo é exequível”, comenta o diretor da unidade regional do TCE.
Para o reitor Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, o fato de a UNIFAE ter sido a selecionada para o projeto-piloto do TCE valoriza as boas práticas de gestão desenvolvidas pelo Centro Universitário.
“Isto nos fortalece no sentido de aperfeiçoar os mecanismos de controle e na redução de apontamentos do próprio Tribunal. Outro aspecto desse modelo de fiscalização é o estreitamento de relações entre a UNIFAE e o TCE. Entendo que o TCE não apenas fiscaliza, mas colabora com a gestão”, afirma o reitor.